UM DIA DEPOIS DO OUTRO


Há momentos ao longo da nossa vida que pensamos que tudo está dando errado, que não somos capazes realizar nada. A tristeza e o desespero tomam conta dos nossos pensamentos e emoções. Não conseguimos enxergar nosso presente de forma clara e ansiedade tornar-se latente todos os dias.
Nós mulheres somos as principais vítimas dessas situações estressantes. Muitas mulheres se cobram demais, seja com o corpo perfeito, com a maternidade, com um casamento, com o trabalho certo na melhor profissão e se tornam carrascas de si mesmas. Além desses conflitos internos há as situações adversas externas como violência, assédio sexual, guerras urbanas, crises financeiras, surtos virais e outras que impactam diretamente na vida de todos.
A ansiedade é uma preocupação extrema com o que ainda não aconteceu, ou seja, com o futuro. Muita coisa deixamos de viver por conta desse medo exacerbado. Contudo, é possível viver o hoje, ter autocontrole e desacelerar.
A maneira como vemos a nossa vida pode ser ressignificada. Mesmo passando por tropeços e momentos difíceis, precisamos parar e analisar o que podemos fazer de diferente quando nossa mente é invadida por pensamentos ruins. Nesses casos, geralmente, não enxergarmos  uma luz no fim do túnel, por isso necessitamos investigar a nossa trajetória. Como cheguei até aqui? Quais conflitos estou inserida? O que eu posso fazer por mim mesma? 
A insegurança é muitas vezes desanimadora, mas o melhor é viver cada dia após o outro, devagar. O sol nasce todos os dias, logo há sempre uma chance de recomeçar.
Nesse processo de sair dessa situação além de refletir você deve sonhar. O poeta Mário Quintana disse em seu poema Parceiros: “(...)sonhar é acorda-se para dentro”. 
Acredite que é capaz, faça isso por você. 
O ser humano tem grande capacidade adaptativa, se não deu certo de um jeito, tente de outro. 
Trace pequenas metas para alcançar, sempre um passo de cada vez. 
Tente escrever sua história do melhor jeito possível, sendo protagonista dela, baseando-se no que já foi vivido anteriormente, pois este passado não se pode apagar, mas pode construir um novo futuro a partir do hoje, vivendo o agora.
A sua felicidade é só sua, não requeira condicioná-las a outros. 
Concentre-se nos seus sentimentos e pensamentos. Lá fora, já tem muita gente para te julgar e dizer que és incapaz, você não é obrigada a fazer isso contigo.
Mulheres, o nosso bem estar físico e mental precisa estar acima de tudo, pois é com ele que viveremos plenamente nossa vida. Para isso, recuperar o equilíbrio emocional é fundamental, afinal, nem sempre conseguimos controlar o que está ao nosso redor. 
Motive-se a isso, seja sua incentivadora. Aceite que é natural ter dias com autoestima alta e outras nem tanto, mas valorize-se e seja grata pelo que tens. 
Não guarde rancor e libere o perdão para que sua vida seja mais leve e recupere sua segurança diariamente e, se necessitar, procure ajuda especializada. Isso não é vergonha, na verdade demonstra a quão sábia és.
Por fim, escrever a sua própria história não é uma tarefa simples: você precisa ser a atriz principal e não a coadjuvante. Contudo, nesta história haverá muitos atos, uns que conseguirá controlar e outros não. Mesmo a sociedade tendo mudado as concepções de empoderamento em relação às mulheres, ainda demanda muita coragem para ser uma mulher. Portanto, tome as rédeas de sua vida, viva cada dia de uma vez, não aceite opressões externas, enxergue-se como uma mulher poderosa, a protagonista da sua própria vida. Finalizo com uma frase de Simone de Beuvoir: "Ninguém nasce mulher: torna-se mulher".


Por
Raquel Alves F. Moraes
Pedagoga, blogueira
Professora de Educação Infantil do município do Rio de janeiro
Educadora Ambiental
Especialização em Gestão Educacional


REFERÊNCIAS

QUINTANA, MÁRIO. O espelho Mágico. Globo antigo, 2005.


Comentários

  1. Um texto forte, atual e bastante reflexivo. Também pudera. Escrito por uma mulher deste jeito. Onde consegue ser a protagonista de sua própria história.
    Se foi fácil ou difícil, somente ela poderá responder,mas, o importante neste momento é ter chegado.
    Parabéns pelo texto.
    Sucesso em todas as suas empreitadas.
    Bjs no teu coração

    ResponderExcluir

Postar um comentário