SONHA, CAPITU, VOA

“— É pecado sonhar?
— Não, Capitu. Nunca foi.
— Então por que essa divindade nos dá golpes tão fortes de realidade e parte nossos sonhos?
— Divindade não destrói sonhos, Capitu. Somos nós que ficamos esperando, ao invés de fazer acontecer.”
Sonha Capitu, sonha, meu povo.não temam a realidade. Sonhar é a maior convergência possível entre seres humanos diversos - idade, gênero, etnia, classe social, religião e escolaridade. O sonho vai ser sempre o eixo condutor entre os indivíduos únicos. O ponto em comum.
Todos sonham em cores e tamanhos diferentes. todos querem algo que não tem. Pra quê?
alguns sonhos mais comuns me vêm à cabeça: ficar rico, fazer uma plástica, emagrecer, viajar, ficar curado, se formar, falar uma língua, ser celebridade, amar e ser amado, casar, ter filhos, ter netos, ser reconhecido de alguma forma, poder viver livremente, sair do armário, ser empresário, surfar, voar.

E aí eu penso sonho dos mais diversos levam pra onde? Por que sonhamos? O que achamos no pote no final do arco-íris? Cientificamente a resposta é: no pote encontramos endorfina, oxitocina, dopamina e/ou serotonina.
No popular o que todos querem é se sentirem felizes, e por isso sonham. Muitas vezes a felicidade está no desafio, na capacidade de vencer obstáculos e chegar num determinado lugar. Muitas vezes a meta é o elixir da felicidade. Por isso o sonho - sonho de ser feliz seja rico ou pobre, solteiro ou casado, anônimo ou famoso. 
Há sonhos longínquos e sonhos próximos do real, há sonhos individuais e peculiares e sonhos comuns a muitos como o sonho de um país mais justo e desenvolvido ou de um mundo sem matança e guerra. Sonhos de achar curas, saídas, novas soluções e formatos. Sonhos de utopia de pés no chão. Sonhos que, se sonhados juntos, podem perfeitamente virar realidade.
Não tenho dúvida de que acreditar é um primeiro passo importante - a pedra fundamental. Mas para o sonho tenha sua chance de se materializar é preciso ter força, fé e sair da zona de conforto e da caixa que habitamos acordados . Sonhos teremos sempre, não importa o tamanho nem o grau de dificuldade. sonhar é o único jeito de realizar. Realizar sem sonho é robótico, frio. Realizar com sonho é viver paixão, emoção. E é aí que se encontra o pote do arco-iris.
e lembre-se sempre que "somos do tecido de que são feitos os sonhos." sábio Shakespeare. 


in Revista Haroldo Eneas

Por 

Bia Willcox
jornalista, advogada, educadora e palestrante.
Blogueira do canal R7, colunista na Rádio BandNews FM,  Jornal O Dia, Site SuperEla, além do jornal A Voz da Serra de Nova Friburgo/RJ.








Comentários