Após o término de um relacionamento, recomeçar a vida sem o homem/ mulher que durante um período, dividiu a vida, lhe deu uma família, tempo dedicado, proporcionou momentos que ora foram felizes ora tristes, deu-lhe filho (s), torna-se um fardo muito pesado. É hora de reconstruir.
Superar a perda e procurar um novo amor em busca da felicidade é um processo que, às vezes, torna-se doloroso. Reorganizar a vida, e conquistar o equilíbrio emocional, será um passo de cada vez. A mulher é feita de emoções.
Desse modo, é bom avaliar se o melhor, por um tempo, não seria ficar sozinha (o). O processo de superação para cada pessoa, é diferente, não tem uma receita de bolo. O luto é inevitável. O sofrimento invade e rasga o corpo, às lágrimas aparecem sem controle, o desejo de ficar isolada (o) e/ ou estar rodeada de pessoas queridas é constante, a vergonha nos cobra, o sentimento de impotência é algo devastador e o desespero de nunca conhecer um outro amor é angustiante. Por que não mudei? Por que sou assim? Por que estrago tudo? Por que não consigo manter um relacionamento duradouro? São perguntas que martelam a mente e você não encontra as respostas. O primeiro passo é entender que você não é a (o) culpada (o). A responsabilidade é dos dois quando a relação chega ao fim. O fundamental é tomar posse e acreditar que posso viver sem o outro, ele (a) não é o meu porto seguro, consigo ficar bem, recomeçar, reconstruir, viver sem ele (a). Passa a ter um outro olhar, e veja que aquela pessoa entrou em seu caminho apenas por um período para participar de sua vida, umas são por longos períodos e outras por curto. Não foram para ser exclusividade e eternidade.
O fato é criar novos hábitos, amigos, passeios, enfim procurar ser mais seletivo em suas escolhas.
" São as nossas escolhas que revelam o que realmente somos, muito mais do que as nossas qualidades".
(Harry Potter e a Pedra Filosofal)
Fazemos escolhas todos os dias, umas simples, outras fáceis e difíceis, o livre arbítrio é algo que teremos que conviver porém suas consequências são as que irão nortear o seu futuro.
*RECOMENDAÇÕES*
a) Seja cauteloso:
Procure fazer escolhas convenientes e saudáveis. A pressa em substituir o (a) ex é perigoso;
b) Amigos:
Não exija que seus amigos tomem partido, a escolha é deles, se irão ou não manter a amizade com seu ex;
c) Ajuda:
Eleger uma pessoa para ouvi-la (o) é importante mas selecione, pois algumas acharão que você é cansativa (o), não terão a sensibilidade de compreender o seu momento. A dor nem sempre pode ser compartilhada;
d) Profissional:
Pense na possibilidade de procurar um psicólogo/ terapeuta para auxiliá-la (o) em suas questões emocionais.
e) Tenha Calma:
Tem momentos que ficar sozinha (o) é importante para reavaliar seu comportamento, ações e futuras escolhas. Trate seu lado emocional, sarar suas feridas que foram abertas com a separação. Vai a luta, estude, consiga um emprego.
f) Coragem:
Você é capaz de recomeçar e ser feliz, é preciso ter paciência, resiliência e investir em você: comportamento, aparência (beleza), palavras carinhosas, ou seja, se preparar para um novo relacionamento. Amor próprio que foi perdido devido aos desgastes na relação anterior. Não tenha medo, você vai se reerguer.
O obstáculo maior é a ansiedade e o pré- conceito em achar que não vai encontrar outra pessoa para ser sua companhia, medo de errar, de recomeçar e o que as pessoas irão falar. Por isso, enfrentar os desafios e procurar ajuda são fatores fundamentais para alcançar o equilíbrio emocional e a maturidade em suas escolhas. Assim, conseguirá reconstruir sua vida afetiva com segurança e energia. Seja feliz!
Sugestão de livro
Por
Rejane Romero
Pedagoga
Assistente Social
Palestrante
Especialização em Psicologia dos Distúrbios de Conduta
Mestre em Psicologia Social
Assessora do Projeto Comandante de Companhia – Marinha do Brasil
Perfeito! Precisamos nos amar antes de tudo! Ficar um pouco sozinha depois do término do relacionamento é fundamental para se amar, se descobrir, se permitir, ser feliz consigo. Um grande de Abraço de uma aluna que muito te admira.
ResponderExcluirJessica Sabino
isso mesmo! bjus
ExcluirComo sempre muito bem redigido.
ResponderExcluirNo que diz respeito ao conteúdo, sou favorável a ficar sozinha mesmo quando se tem alguém ao lado. Na maioria das vezes este alguém não representa nada, um peso na nossa vida. Seria melhor perdê-lo para o mundo, que fosse embora sem olhar para trás.
Rejane, você é sempre muito feliz na abordagem de seus temas. Parabéns.
Obrigada!
ExcluirEstou amando seus textos
ResponderExcluirVem de encontro a tudo q penso.
Parabens pela escolha dos artigos.
Obrigada. Esta semana teremos mais!
Excluir