Amor, paixão e atração são sentimentos extremamente discutidos nos últimos tempos. As pessoas que acreditam estarem apaixonadas se perguntam:
- Por que penso nele(a) dia e noite?
- Como identificar o que sinto pelo outro?
Entender o contexto histórico do sentimento amor e da tríade AMOR, PAIXÃO e ATRAÇÃO, às vezes parece difícil, entretanto, são fases que precisam ser avançadas com cautela.
Assim como o ciclo da vida dos humanos: nascer, crescer, reproduzir e morrer; as fases da vida: bebê, criança, adolescente e adulto; os estágios mais importantes do relacionamento: namoro, noivado e casamento, também os sentimentos: atração, paixão e amor. Esses ciclos de vida são fundamentais, somente passando por eles, saudavelmente, podemos avaliar se somos pessoas bem resolvidas.
Curiosamente, observamos, que a maioria das pessoas banalizam a frase EU TE AMO, conhecem a pessoa a aproximadamente 5 horas, dependendo do contexto diz: EU TE AMO.
De modo semelhante, ultrapassamos e interpretamos, ao nosso modo, o que o outro fala. Por exemplo, um diz EU TE AMO e o outro entende que será uma relação eterna. Calma, tente acalmar esse coração ansioso, não pode exigir que o outro nos ame, nos queira da mesma forma e intensidade que desejamos, cada um sente e ama da sua forma, precisamos tentar compreender e não ordenar. No entanto, algumas mulheres são muito sentimentais, porém costumo dizer que quem se dá 100% na relação é aquele que tem tendência a sofrer mais por amor amar com intensidade e não ser correspondida é doloroso, principalmente, e num futuro próximo a não se arrepender. Amor é emoção e não sofrimento. O importante é se autoavaliar e identificar que sentimento é esse: ATRAÇÃO, PAIXÃO ou AMOR.
Essas etapas deverão ser vividas passo a passo para não atropelar e num futuro próximo e não se arrepender. Há mulheres que se sentem sozinhas, mesmo tendo um homem ao lado, são apaixonadas, porém, infelizes. Quando perguntado: - Quanto tempo vocês namoraram ou noivaram? A reposta, normalmente, é: - Nós nos conhecemos e fomos morar juntos. Querida(o), não pule as etapas, o estágio é para se conhecerem, observar como é o comportamento , como é a família de origem tal fato é primordial. Contos de Cinderela somente em filmes e novelas, na vida real é bem diferente. Caso tenha sido impactada por uma decepção, tenha em mente que você é forte, vai sobreviver, mesmo achando que não aguentará. Se vocês estão na fase de atração e paixão, não tomem decisões precipitadas, cuidado porque a paixão é passageira são poucos que alcançam o estágio AMOR.
A única razão para manter um relacionamento é o amor, mas, também, pode acabar. Então é necessário ter maturidade e compreensão que é possível tal fato acontecer com você. Caso esteja passando por isso, deixe esse seu "amor" ir em paz, não se torture, abra a porta do seu coração.
Por
Rejane
Romero
Pedagoga
Assistente
Social
Palestrante
Especialização
em Psicologia dos Distúrbios de Conduta
Mestre
em Psicologia Social
Assessora
do Projeto Comandante de Companhia – Marinha do Brasil
Comentários
Postar um comentário