À MULHER NEGRA

      Dia 20 de novembro é comemorado o dia consciência negra. Para alguns apenas um feriado, mas para toda a população negra é um marco, um dia para lembra dos sofrimentos e lutas passados. Também para lembrar das conquistas conseguidas.
      As mulheres negras ao longo da história recente do nosso país sofreram ( e ainda sofrem) muitas mazelas, injúrias e discriminação. Mesmo hoje ainda são vítimas de racismos, velados ou não.
O post de hoje é uma homenagem a estas mulheres guerreiras  que não perdem o " jogo de cintura".

Alguns poemas...


Da sua e da minha (ainda que imposta) consciência midiática

Na  televisão vi seres    sobrenaturais
Que  se    procriam    sem amor
Sem    sexo,    sem    ancestrais
Esses    seres    sobrenaturais



Eles  aparecem    nas    telas
Por um ângulo    casual
Às  vezes    vassouras    nas    mãos
Ou  trajando    um    avental



Esses  seres    quando    incomodam
Viram    chacota    nas    rodas
Dos seres que são reais

por Aline Djokic 
disponível em Blogueiras Negras



Da mulher fez-se o homem 
e deles o verbo e a dominação.
Eu, da palavra quero a libertação

por
Anastácia



Ninguém nasce mulher: torna-se mulher.
por
Simone de Beauvoir







A mulher aprende a odiar na medida em que desaprende de encantar.
por

Friedrich Nietzsche









SOU MULHER
(Negra & Pobre)

Dizem que hoje é meu dia,
Me parabenizam, mas amanhã
Querem me pisar, bater e humilhar.
Impondo regras, limites, 
Atacada pelos preconceitos laxos,
Sobre o que devo ou não fazer.
Sobre o que devo ou não ser.

Dia das mulheres de nada significa
Para mim, comparado as 
lutas e sofrimentos de toda uma 
vida só pelo fato de ser mulher.

Mas sou guerreira.
Por ser mulher já me faz forte.
Um pouco mais por ser negra,
Um pouco mais por ser pobre.

por
Fabi Alves
disponível em O pensador




Por
Raquel Alves F. Moraes
Pedagoga,
Especialização em Gestão Educacional
Educadora Ambiental
Professora Articuladora de Educação Infantil do município do Rio de janeiro

Comentários